CapaMétodo de Corte Centesimal

Método de Corte Centesimal

 

 

O Método de Corte Centesimal é o tradicional método de modelagem de roupas do Corte Centesimal, desenvolvido há mais de oito décadas pela profa. Carmen de Andrade Mello Silva. Em Agosto de 2012 foi lançada a sua 50ª edição.

O Método de Corte Centesimal possibilita estruturar cada molde com medidas individuais. Este método se caracteriza por sua exatidão. 

 

O que é:

Os moldes são representados no livro em escala reduzida. Tem o nome de "Centesimal" porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". Cada Escala tem 50 unidades, que representam a quarta parte do corpo.

As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 centímetros. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 centímetros. Com o uso das Escalas Centesimal tudo fica mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente.

Para quem é indicado:

É mais indicado para costura personalizada, para quem deseja montar um ateliê de alta costura, por exemplo.

Como funciona o Método de Corte Centesimal: Os desenhos dos moldes são reproduzidos com o auxílio das Escalas Centesimal. Tomam-se as medidas de contorno do corpo.

As principais são:

  • Em volta do tórax: Para peças que vestem o busto.
  • Em volta dos quadris: Para peças que vestem os quadris.

Com o auxílio da Escala de número correspondente à medida encontrada, é traçado o molde apresentado no livro. Ele é reproduzido no tamanho desejado, mantendo perfeitas proporções. Os comprimentos são marcados com a fita métrica.

 

Diferencial:

Como outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a sua perfeita exatidão. Tais medidas são marcadas com a "Escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas.

 

Material que compõe o Método de Corte Centesimal:

  • Livro Didático
  • Jogo de Escalas Numeradas de 30 a 140
  • Esquadro e Curva em HDF. 

 

Conjunto de Esquadro e Curva que fazem parte do Método de Corte Centesimal. Material: HDF.

 

 

E você sabe qual é a diferença entre as Escalas do Método de Corte Centesimal para as Escalas do Sistema Moldecópia?

As escalas do Método de Corte Centesimal são divididas em "unidades", e as do Sistema Moldecópia em "cotas" (letras), mas tudo é equivalente, pois uma unidade na escala do Método de Corte Centesimal equivale a uma Letra A na escala do Sistema Moldecópia; 2 unidades da escala do Método de Corte Centesimal equivalem a B na escala do Sistema Moldecópia; 3 unidades equivalem a letra C na escala do Moldecópia; 4 unidades equivalem AC; 5 unidades equivalem a uma letra D.

Para o Método de Corte Centesimal, é importante entender o uso dessas Escalas.

As principais medidas de contorno (em volta do corpo) irão determinar qual a escala a ser usada para a confecção do molde e serão marcadas as unidades da Escala determinada. As medidas de comprimento serão marcadas em centímetros, com o uso da fita métrica.

O uso da Escala facilita todo o trabalho porque para qualquer medida os números são os mesmos.

 

  Escalas do Método de Corte Centesimal

 

Para quem for adquirir o Método de Corte Centesimal, sugerimos também o uso de uma Régua de Saia:

 

Essa é a Régua de Saia do Corte Centesimal. Ela também é feita em HDF e tem 67 cm.

Atenção: Nossa Régua de Saia não é numerada.

Você também pode utilizar uma régua de acrílico escolar. 

Enviamos pelos Correios no mínimo três Réguas de Saia.

 

Como usar as Escalas do Método de Corte Centesimal?

Agora que você já adquiriu o seu material do Método de Corte Centesimal, queremos reforçar a importância de ler com muita atenção os primeiros capítulos do seu livro. É muito importante ler e entender bem o primeiro capítulo para uma boa compreensão do método, o uso correto das Escalas, as convenções tirar medidas, o uso do esquadro, etc. Disso, vai depender todo o trabalho de modelagem. 

Por exemplo, se você vai traçar o molde da saia e tem 100 cm de quadril (K), a Escala que você vai usar para o retângulo e outras medidas assinaladas, é a de número 100. A não ser na linha de cintura (C), onde serão marcadas 50 unidades da escala da medida de cintura + 6 unidades da escala K.

Agora é só seguir todo o esquema detalhado no livro didátido.

Ao terminar seu traçado você obteve o seu Molde Ideal, pronto para receber os detalhes do modelo.

 

Direitos Autorais

Todos os nossos produtos tem os Direitos Autorais garantidos pela lei e cópias são proibidas.

Como comprar os produtos do Corte Centesimal?

  • Compre nossos produtos na nossa loja virtual em www.centesimal.com.br, onde você poderá comprar em até 3 vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.
  • Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário. Para isso, entre em contato com nosso atendimento.
  • Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponíveis aqui no site e também no nosso blog Modelagem do Vestuário

 

Você Sabia?

O Corte Centesimal tem uma rede de professoras em várias regiões brasileiras.

 

 

Fale Direto

Confira os canais para a comunicação direta com o Corte Centesimal.
Clique para entrar em Fale direto.

Topo