CapaMétodo de Corte Centesimal

Método de Corte Centesimal

 

 

O Método de Corte Centesimal é a primeira técnica de modelagem de roupas para tecido plano da empresa Corte Centesimal.  A tradicional técnica de de modelagem de roupas foi desenvolvido há mais de oito décadas por Carmem de Andrade Mello Silva.

O Método de Corte Centesimal possibilita estruturar cada molde com medidas individuais. Este método se caracteriza por sua exatidão. 

Em Julho de 2017 foi lançada a 51ª Edição do Método de Corte Centesimal. Confira aqui no site, em "Nossa história" como nasceu o Método de Corte Centesimal.

Desde a criação das nossas técnicas de modelagem de roupas, nossos livros e materiais vem se atualizando para acompanhar as necessidades da sociedade. Essas edições trazem uma apresentação do que é modelagem de uma maneira mais detalhada, com mais desenhos, uma linguagem mais clara, o traçao passo-a-passo, tudo bem explicado para que você tenha mais apoio, segurança e autonomia para executar os traçados dos moldes.  

Em todo trabalho a ser realizado na produção do vestuário, existem duas fases distintas: a de preparação e a de execução. A preparação corresponde ao corte e a execução, à costura. A parte referente ao corte é aprendida através do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia.

Essas são as nossas duas técnicas de modelagem de roupas (ou do vestuário) para tecido plano do Corte Centesimal. Nossos métodos ensinam como obter os moldes básicos e a técnica usada para modificá-los em busca de diferentes efeitos.

 

Como funciona o Método de Corte Centesimal:

Os moldes são representados no livro em escala reduzida. Tem o nome de "Centesimal" porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". Cada Escala tem 50 unidades, que representam a quarta parte do corpo.

As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 centímetros. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 centímetros. Com o uso das Escalas Centesimal tudo fica mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente.

São 28 "réguas" em cartão plastificado com 56 Escalas que vão do número 30 até 140, sempre em números pares. 

 

Para quem é indicado:

É mais indicado para costura personalizada, para quem deseja montar um ateliê de alta costura, por exemplo.

 

Como funciona o Método de Corte Centesimal: Os desenhos dos moldes são reproduzidos com o auxílio das Escalas Centesimal. Tomam-se as medidas de contorno do corpo.

As principais são:

  • Em volta do tórax: Para peças que vestem o busto.
  • Em volta dos quadris: Para peças que vestem os quadris.

Com o auxílio da Escala de número correspondente à medida encontrada, é traçado o molde apresentado no livro. Ele é reproduzido no tamanho desejado, mantendo perfeitas proporções. Os comprimentos são marcados com a fita métrica.

 

Diferencial:

Como outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a sua perfeita exatidão. Tais medidas são marcadas com a "Escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas.

 

Material que compõe o Método de Corte Centesimal:

  • Livro Didático
  • Jogo de Escalas Numeradas de 30 a 140
  • Esquadro e Curva em HDF. 

 

O nosso material vai em uma sacola azul de TNT.

 

Conjunto de Esquadro e Curva em HDF que fazem parte do nosso material Método de Corte Centesimal.

- O Esquadro tem por finalidade traçar os ângulos retos e marcar as linhas perpendiculares. Para isso, dois lados tem que ser usados simultaneamente, um na vertical e outro na horizontal. É usado pra traçar os retângulos de base, onde você irá construir o molde.

- A curva francesa dá apoio e proporciona harmonia nos traçados das curvas.

- O material vai dentro de uma sacola de TNT. 

Esse é o material que também fazia parte dos antigos estojos de madeira do Método de Corte Centesimal que, hoje em dia, são considerados uma relíquia.  

ATENÇÃO:

- É proibida a venda separada do Livro e das Escalas. As Escalas são integrantes do Livro e não podem ser vendidas separadamente.

- Para quem já possui um conjunto de Esquadro e Curva Francesa feita de outro material, nós temos uma opção na nossa loja virtual apenas do livro com as escalas, sem o conjunto de esquadro e curva francesa. 

 

 

E você sabe qual é a diferença entre as Escalas do Método de Corte Centesimal para as Escalas do Sistema Moldecópia?

As escalas do Método de Corte Centesimal são divididas em "unidades", e as do Sistema Moldecópia em "cotas" (letras), mas tudo é equivalente, pois uma unidade na escala do Método de Corte Centesimal equivale a uma Letra A na escala do Sistema Moldecópia; 2 unidades da escala do Método de Corte Centesimal equivalem a B na escala do Sistema Moldecópia; 3 unidades equivalem a letra C na escala do Moldecópia; 4 unidades equivalem AC; 5 unidades equivalem a uma letra D.

Para o Método de Corte Centesimal, é importante entender o uso dessas Escalas.

As principais medidas de contorno (em volta do corpo) irão determinar qual a escala a ser usada para a confecção do molde e serão marcadas as unidades da Escala determinada. As medidas de comprimento serão marcadas em centímetros, com o uso da fita métrica.

O uso da Escala facilita todo o trabalho porque para qualquer medida os números são os mesmos.

Obs: Não é necessário adquirir os dois materiais (Método de Corte Centesimal e Sistema Moldecópia) para quem quer aprender a modelagem de roupas. Você deve analisar qual dos dois materiais está mais de acordo com as suas necessidades, qual deles irá atender melhor os seus objetivos. 

 

  Escalas do Método de Corte Centesimal

 

Para quem for adquirir o Método de Corte Centesimal, sugerimos também o uso de uma Régua de Saia:

 

Essa é a Régua de Saia do Corte Centesimal. Ela também é feita em HDF e tem 67 cm.

Atenção: Nossa Régua de Saia não é numerada.

Você também pode utilizar uma régua de acrílico escolar que você encontra em papelarias.  

Enviamos pelos Correios no mínimo três Réguas de Saia.

 

Índice do Livro do Método de Corte Centesimal

São dez capítulos divididos da seguinte forma: Instruções, Saias, Corpinhos, Golas, Mangas, Roupas Esporte, Roupas Masculinas, Blazers e Casacos, Conjuntos de Moldes e Recursos Técnicos. 

 

Instituições que usam e já usaram o Método de Corte Centesimal.

Em Belo Horizonte, o Método de Corte Centesimal é utilizado na disciplina de Modelagem do Curso de Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC - a universidade foi pioneira na oferta do curso superior em design de moda na cidade - e também no curso de extensão em Moda, no Núcleo Educacional de Inteligência (Escola Nedi).  O Método de Corte Centesimal também já foi usado no curso técnico em "Produção de Moda", do Instituto de Arte e Projeto (INAP), no curso de Design de Moda da Faculdade Estácio BH e no curso de extensão em Estilismo, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

 

Como usar as Escalas do Método de Corte Centesimal?

 

 

Agora que você já adquiriu o seu material do Método de Corte Centesimal, queremos reforçar a importância de ler com muita atenção os primeiros capítulos do seu livro. É muito importante ler e entender bem o primeiro capítulo para uma boa compreensão do método, o uso correto das Escalas, as convenções tirar medidas, o uso do esquadro, etc. Disso, vai depender todo o trabalho de modelagem. 

Por exemplo, se você vai traçar o molde da saia e tem 100 cm de quadril (K), a Escala que você vai usar para o retângulo e outras medidas assinaladas, é a de número 100. A não ser na linha de cintura (C), onde serão marcadas 50 unidades da escala da medida de cintura + 6 unidades da escala K.

Agora é só seguir todo o esquema detalhado no livro didátido.

Ao terminar seu traçado você obteve o seu Molde Ideal, pronto para receber os detalhes do modelo. Se no decorrer dos seus estudos você tiver qualquer dúvida, nós damos todo o suporte técnico. Basta escrever para nós: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Como adquirir o Método de Corte Centesimal

Você pode adquirir os produtos do Corte Centesimal através da nossa loja virtual (www.lojacentesimal.com.br) que oferece diversas opções de pagamento, como o  boleto bancário e também cartão de crédito ou débito. Além do pagamento à vista, você tem também a opção de pagamento parcelado, em até 3 (três) vezes, sem juros. Ou se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para adqurir por depósito bancário. 

Atenção: Antes de adquirir qualquer produto do Corte Centesimal certifique-se que você entendeu bem as informações e que tirou todas as suas dúvidas. Não hesite em nos procurar, caso ainda não tenha certeza de qual material é o mais indicado para a sua necessidade. 

Os produtos do Corte Centesimal possuem Direitos Autorais garantidos por lei e cópias são proibidas. Nos ajude a combater a pirataria. Não aceite cópias e não permita que façam reproduções do seu material. 

 

Como posso aprender o Método de Corte Centesimal? 

Nós temos uma Rede de Ensino composta por instrutoras credenciadas, em todo o Brasil,  que estão autorizadas para utilizar o nosso material didático em seus respectivos cursos de corte e costura. 

Todas (os) as (os) instrutoras (es) tem autonomia para organizar os seus cursos. Porém, tem o compromisso de só utilizar nosso material original. Os produtos do Corte Centesimal possuem Direitos Autorais garantidos por Lei e cópias são expressamente proibidas.  

VALORIZE O SABER E O OFÍCIO DE NOSSAS INSTRUTORAS 

Para quem não tem por perto uma instrutora credenciada para fazer um curso presencialmente, caso não tenha uma noção de corte e costura, poderá encontrar uma certa dificuldade no processo de aprendizado. Bom, tudo é muito relativo. O que pode parecer difícil para um, pode ser fácil para outro. É preciso ter também uma boa compreensão de texto, dedicação e disciplina.  É aconselhável analisar esses detalhes também, antes de se decidir.

O primeiro capítulo do livro do Método de Corte Centesimal é o principal e você deve ler com muita atenção. Porque a partir da compreensão desse primeiro capítulo, todos os outros capítulos ficarão mais fáceis. Vira quase uma receita de bolo. No caso do Método de Corte Centesimal, você precisa entender que ao invés de trabalhar com centímetros, irá trabalhar com unidades de Escala. E isso facilita, porque em qualquer tamanho de manequim os números são os mesmos.

A modelagem é uma atividade que exige técnica, prática e raciocínio.

  • A técnica é o que o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia oferecem para a obtenção de moldes perfeitos.
  • A prática leva a uma maior facilidade para avaliação dos detalhes e para se chegar ao efeito desejado. 
  • O raciocínio é uma habilidade que une a utilização da técnica e a avaliação dos detalhes na busca dos efeitos desejados. 

Esses requisitos fazem da modelista uma profissional valorizada. Só praticando é que se obtém a segurança no desempenho do trabalho de modelagem. 

 

AGORA É OFICIAL! Curso on-line de Introdução ao Método de Corte Centesimal

Matrculas Abertas Curso on line do Mtodo de Corte Centesimal Modelagem do Vesturio

O Método de Corte Centesimal poderá ser aprendido através de curso online que será disponibilizado em um ambiente virtual de ensino. É a realização de um sonho.

Essa é uma das lindas possibilidades que a internet nos traz. Quem mora em uma cidade onde não há uma instrutora credenciada, ou precisa de flexibilidade de horário para poder estudar, poderá aprender a nossa técnica de modelagem de roupas através da internet.  

Este curso está sendo realizado em parceria com a Lara Rogedo, nossa instrutora credenciada do Método de Corte Centesimal. Ela ensina presencialmente a nossa técnica, em seu ateliê em Belo Horizonte, e já fez vários vestidos de festa para as suas clientes usando o nosso método. 

A Lara Rogedo conhece e trabalha com o nosso método há mais ou menos 10 anos, e desde 2014 tem experiência com a realização de cursos online.  Ela possui um canal no YouTube que conta com mais de 130 mil inscritos e que está entre os maiores canais de modelagem e costura do Brasil.  

Trata-se de um curso de Introdução ao Método de Corte Centesimal. O curso tem o objetivo de ensinar o aluno a usar a técnica de modelagem do Método de Corte Centesimal, e compreender o uso das escalas, além de mostrar passo a passo como riscar os moldes básicos mais importantes. Em cinco módulos, alunas e alunos percorrem as etapas do aprendizado para a produção de saia, corpinho, manga e calça, com algumas variações e adaptações.  

Para isso, disponibilizamos quatro números de escalas do manequim TAMANHO 40. Assim, o aluno que não possui o material do Método de Corte Centesimal poderá fazer os moldes básicos que serão ensinados, compreender o uso das escalas e acompanhar o curso. As escalas disponibilizadas são exclusivas do curso e estarão disponíveis para download em PDF dentro da área do aluno. É preciso imprimir o arquivo e seguir as orientações passadas pela professora do curso. 

Futuramente, caso o aluno consiga aprender a usar a nossa técnica de modelagem de roupas, se ele quiser fazer outras modelagens sob medida, em diferentes tamanhos, recomendamos então que ele adquira conosco o nosso material completo do Método de Corte Centesimal.  Todos esses detalhes estão na página de divulgação do curso. 

O curso está disponível para aquisição no endereço:  http://bit.ly/cursomcc.

Para conhecer mais o trabalho da Lara Rogedo, acesse o site www.algodaocru.com.br.  

ATENÇÃO: O material do Método de Corte Centesimal não está incluído no valor do curso oferecido pela Lara Rogedo. E todas as questões sobre as formas de pagamento do curso são independentes do Corte Centesimal. Para tirar todas as dúvidas sobre o curso online, entre em contato diretamente com a Lara Rogedo, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou pelo whatsapp 31 99490 5264. 

- O curso não ensina o Sistema Moldecópia. Como está no título do curso, é um curso de "Introdução ao Método de Corte Centesimal".

 

ATENÇÃO: Diferença entre o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia 

O Corte Centesimal possui, portanto, duas técncias de modelagem para tecido plano: Método de Corte Centesimal e Sistema Moldecópia. Conforme já falamos, não é necessário adquirir as duas técnicas de modelagem de uma vez. Você deve analisar qual das duas se encaixa melhor nas suas necessidades, nos seus objetivos. 

A diferença entre o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia é que um trabalha com a criação do molde básico com as medidas da pessoa (Método de Corte Centesimal) e o outro trabalha a partir do molde básico de manequins determinados (Sistema Moldecópia).

As Escalas dos dois métodos são diferentes.

As escalas são em "Unidades" do Método de Corte Centesimal, e em "Cotas" (Letras), do Sistema Moldecópia, mas tudo é equivalente, pois uma unidade na escala do Método de Corte Centesimal equivale a uma Letra A, na escala do Moldecópia; duas unidades da escala do Método de Corte Centesimal equivalem a B na escala do Sistema Moldecópia; três unidades equivalem à letra C na escala do Moldecópia; quatro unidades a AC; cinco unidades equivalem a D etc.

Direitos Autorais

Todos os nossos produtos tem os Direitos Autorais garantidos pela lei e cópias são proibidas.

Como comprar os produtos do Corte Centesimal?

  • Compre nossos produtos na nossa loja virtual em www.centesimal.com.br, onde você poderá comprar em até 3 vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.
  • Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário. Para isso, entre em contato com nosso atendimento.
  • Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponíveis aqui no site e também no nosso blog Modelagem do Vestuário

 

Você Sabia?

O Corte Centesimal tem uma rede de professoras em várias regiões brasileiras.

 

 

Fale Direto

Confira os canais para a comunicação direta com o Corte Centesimal.
Clique para entrar em Fale direto.

Topo