"A apresentação no Colóquio de Moda:
No dia 4 de setembro de 2014, o trabalho intitulado “Método Centesimal: corte sob medida – uma abordagem histórica”, foi apresentado por mim, Francis da Silveira Firmo, no 10º Colóquio de Moda, realizado na Universidade Caxias do Sul (UCS) /Rio Grande do Sul, no Eixo 3 – Cultura (História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Filosofia, etc), sob a coordenação de Danielle Simões Borgiani, da Faculdade SENAC Pernambuco.
O trabalho traça uma linha histórica da costura e insere o Método de Corte Centesimal nessa abordagem, uma vez que surge nos anos 30, quando a máquina ocupava um lugar de destaque nos lares e havia dificuldade de executar os moldes para os modelos desejados, apesar de que as revistas femininas oferecerem alguns números para alguns dos figurinos apresentados em suas páginas.
O método possibilitou que a dona de casa modelasse suas próprias roupas sem que houvesse a necessidade de realização de muitas provas de roupas. Durante anos o Centesimal vem sendo utilizado e ensinado para pessoas de diversas idades.
Atualmente, além de sua inserção em faculdades de Belo Horizonte, percebe-se que há uma procura maior por pessoas que retornam ao hábito de costurar para si própria, confeccionando peças muitas das vezes criadas por elas ou mesmo adaptadas.
Houve interesse por parte das pessoas que estavam presentes em conhecer melhor o método, inclusive conhecê-lo na prática, e o relato de uma das presentes de que guarda com carinho a caixa de madeira que lhe foi presenteada por sua sogra.
Francis Firmo"
Foto da apresentação da Francis, no Colóquio de Moda. Foto de arquivo pessoal.
Artigo da Profa. Mestre em Letras Francis da Silveira Firmo, formada em Design de Moda pela UFMG e Mestre em Teoria da Literatura pela mesma universidade. Tem realizado trabalhos de pesquisa voltados à História da Moda, com destaque para a fotografia, memória e vestuário.
O artigo foi apresentado no 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda 2014, no 10° Colóquio de Moda da 7ª Edição Internacional.
Uma abordagem acadêmica como a da profa Francis nos proporcionou muito mais que um enorme prazer, mas também uma grande surpresa, de vermos nossa história se tornando parte na cultura da moda, sendo analisada academicamente.
Este é certamente um maravilhoso reconhecimento à nossa tradição de mais de 80 anos em modelagem do vestuário!
Equipe do Corte Centesimal
"Resumo. Este artigo busca relacionar o surgimento e a história do ‘Método de Corte Centesimal’ com o contexto sócio-histórico-econômico. Além da apresentação desse método de modelagem, são estabelecidos os elos entre o hábito da costura e o surgimento/expansão/retração no número de aprendizes ao longo dos anos.
Palavras Chave. modelagem plana; contexto histórico; história da moda, moda; método de modelagem.
Introdução: O Método de Corte Centesimal surgiu a partir da atividade de costura de uma dona de casa que, diante de suas observações, anotações e deduções advindas da sua prática no coser doméstico, aperfeiçoou a modelagem que havia aprendido e criou, com sucesso, uma nova forma de realizá-la de modo que houvesse o mínimo de provas de roupas. Eram os anos de 1934, época em que a venda de máquina de costura doméstica se popularizou e as mulheres voltavam-se para as revistas de moda, com influência francesa, repletas de fotos e croquis, desejosas de copiar os modelos apresentados e/ou oferecidos em periódicos e revistas.
Devido a facilidade em decodificar a arte da modelagem, o Método, voltado principalmente para a dona de casa ou mulheres de classe média que seguiam a moda e confeccionavam suas próprias roupas e a de seus familiares, se expandiu durante os anos 40, 50 e 60. Nos anos seguintes, com a maior disponibilidade no mercado de roupas prontas com preços acessíveis e melhor acabamento e modelagem, o fazer a própria roupa sofreu radical diminuição. Apesar disso o Centesimal continua a ser ensinado em cursos livres e, desde os primeiros anos deste século, é adotado em cursos de Design de Moda ministrados por faculdades mineiras.
Essa relação entre o contexto de época e o Método de Corte Centesimal, que na realidade é um método de modelagem sob medida, é abordada através de um levantamento do contexto histórico-social, obtido por literatura relacionada ao tema (principalmente no campo da história e história da moda), e também estudo analítico do conteúdo do livro do método – em diferentes edições – em função do público ao qual o material está dirigido, além de entrevistas com algumas aprendizes, professoras e seguidoras do Método."
Apresentamos a introdução do estudo, você poderá ler o artigo na integra no link: