Antigo estojo da senhora Vanda, de Belo Horizonte, MG
Recentemente, recebemos uma cartinha muito delicada, juntamente com um antigo estojo de madeira do Método de Corte Centesimal, da Vanda, uma senhora de Belo Horizonte que, preocupada em não deixar perder o seu material, nos enviou de presente o seu antigo estojo de madeira, com o seu caderno de estudos. Uma verdadeira preciosidade! Compartilhamos com vocês, o depoimento dela e a foto do seu material.
"Fiquei feliz ao constatar, através de um artigo, que o Método de Corte Centesimal faz parte hoje do currículo de várias escolas de design de moda. Parabenizo a todas as pessoas que iniciaram e às que tem dado continuidade a esse excelente trabalho.
Herdei de minha família o gosto pela costura.
Na época em que as roupas eram feitas em casa aprendi, ainda menina, a fazer bainha, casear, pregar botões...
Morando no interior de Minas, e já trabalhando meio perdido, resolvi preencher o tempo vago. Foi então que surgiu a oportunidade de aprender o Método de Corte Centesimal, ensinado por uma senhora que formou a primeira turma.
O Método precis e de fácil aprendizagem, me permitia fazer todas as roupas, minhas e de minha irmã. Vindo para BH em 1971 e iniciando o trabalho em período integral, ficou mais difícil dedicar à costura.
Hoje, infelizmente, não consigo mais executar o corte, mas aproveito o conhecimento adquirido para fazer consertos e reformas, o que ainda me dá muito prazer.
Antigo caderno de estudos da Vanda.