CapaCorte CentesimalNa imprensa2011-07-31, Hoje em Dia

2011-07-31, Hoje em Dia

Jornal: Hoje em Dia
Data: 31 de Julho de 2011
Caderno: Economia
Local: Belo Horizonte, MG
Matéria: Empresa profissionaliza sucessão em família. - Contratação de executivo é alternativa
Página 11

 

"Contração de executivo é alternativa

O planejamento da sucessão empresarial em corporações familiares não deve se limitar à preparação dos herdeiros. Quando os filhos não estão prontos para assumir cargos de liderança, uma das alternativas é optar por uma administração profissional, com a contratação de executivos. Em muitos casos, porém, os conflitos são tão profundos que a única solução é fechar as portas. Muitas corporações chegam a enfrentar sérias dificuldades antes de tomar um novo fôlego e dar prosseguimento ao trabalho iniciado pelo fundador.

Foi o que aconteceu com a sexagenária Corte Centesimal, empresa especializada na formação de profissionais que trabalham com modelagem do vestuário e que, hoje,já está na quarta geração.

Fundada oficialmente em 1952, a empresa nasceu a partir de um método de modelagem criado em 1934 pela mineira Carmem de Andrade Mello Silva com a ajuda de seu marido,o engenheiro Antônio de Mello Silva. Ao dividir cada medida tomada em volta do corpo por cem, ele criou a escala centesimal, uma ideia que, 77 anos depois, ainda é considerada inovadora no mundo da moda.

Quando Carmem decidiu sair de cena, deixou a missão a cargo da filha Dora Melo Silva Teixeira. Apaixonada por modelagem e costura desde os cinco anos de idade, não foi difícil para Dora conduzir os negócios da família. Hoje, aos 81 anos,ela continua atuando como conselheira da corporação, que passou a ser gerenciada por suas duas filhas, Júnia e Lúcia.

Nos últimos anos, porém, a empresa sofreu muito com cópias piratas dos livros que difundiram o método e quase fechou as portas. Para piorar, nenhum dos bisnetos da fundadora demonstrava interesse em dar prosseguimento ao negócio. Foi quando Carolina Teixeira de Melo Franco, decidiu dar uma guinada na carreira e seguir os passos da bisavó. “Quero fazer com que a empresa perdure ainda por muitas gerações”, diz.”

 

Você Sabia?

O Corte Centesimal tem uma rede de professoras em várias regiões brasileiras.

 

 

Fale Direto

Confira os canais para a comunicação direta com o Corte Centesimal.
Clique para entrar em Fale direto.

Topo