CapaSistema Moldecópia

Sistema Moldecópia

 

O que é o Sistema Moldecópia:

É o segundo método de modelagem de roupas do Corte Centesimal, criado em 1960, a partir do Método de Corte Centesimal. Para muitos, trata-se de uma versão mais prática, pois as modelagens são realizadas a partir de moldes básicos, que acompanham o livro, apresentados nos tamanhos de manequins de nº 22 (recém nascido) ao nº 54 (adulto). 

O Sistema Moldecópia já foi utilizado no curso técnico de Produção de Moda do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Irati, no Paraná e também no curso de Corte & Costura, do projeto social oferecido pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, entre outros.

 

Material que compõe o Sistema Moldecópia (SM):

Acompanha do Livro do Sistema Moldecópia: Jogo de Escalas, que irão manter a proporção na modelagem; Conjunto de Moldes Básicos, em cartão plastificado e com as marcações dos manequins furadas, sendo: Corpinho e Calça – Frente e Costas, Gola, Manga e Saia, nos tamanhos 22 ao 54. Tudo dentro de uma sacola de TNT. As Escalas do Sistema Moldecópia são letradas. E junto, como cortesia, vai um conjunto de Molde.Miniatura (Mm22). 

É proibida a venda separada do material. As Escalas e os Moldes Básicos são partes integrantes do Livro e não podem ser vendidos separadamente. 

 00 SM SITE 6622

Como funciona do Sistema Moldecópia:

Tomam-se as medidas de contorno do corpo. As principais são:                    

Em volta do tórax: Para peças que vestem o busto;

Em volta dos quadris: Para calças e saias.

Verifica-se na tabela existente no livro, o tamanho de manequim que corresponde à medida desejada. Destaca-se, do conjunto dos moldes básicos o tamanho do manequim indicado.Usando como base estes moldes, podem-se traçar todas as peças do vestuário. Eles são facilmente adaptáveis a qualquer tipo de corpo. 

As escalas do Sistema Moldecópia mantém a perfeita proporção entre os manequins. 

A marcação de uma determinada cota será a mesma para qualquer tamanho.  

    01 Livro e Escalas                                                

Aprendizagem:

Existindo facilidade de aprendizagem, entendendo como destacar cada molde, pode-se realizar a matéria do livro na ordem apresentada, assimilando-a bem. Recomendamos traçar cada molde, antes de passar para a página seguinte.

 

A quem se destina:

A quem quer costurar por tamanho padrão de manequim ou sob medida.       

 

Acompanha o Sistema Moldecópia o conjunto dos Moldes.Miniatura (mm22):

Os Moldes.Miniatura mm22 ajudam no processo de aprendizagem e reciclagem. Eles são feitos de cartolina e correspondem à miniatura exata dos moldes do Sistema Moldecópia; são apresentados no tamanho para uso com escala 22 ou P 54, sendo: Corpinho e Calça- Frente e Costas, Gola, Manga e Saia.  

É muito prático exercitar a modelagem em tamanho miniatura: gasta-se pouco papel, proporciona maior comodidade para trabalhar, ocupa menor espaço numa mesa e poupa tempo. Como exercício, equivale a um trabalho feito em tamanho natural.

 

Como usar as Escalas do Sistema Moldecópia?

Agora que você já adquiriu o seu material do Sistema Moldecópia, queremos reforçar a importância de ler com muita atenção os primeiros capítulos do seu livro. É muito importante ler e entender bem o primeiro capítulo para uma boa compreensão do método, e o uso correto das Escalas.

Primeiro, em relação às Escalas, use a Escala referente ao manequim determinado.

Por exemplo: vamos imaginar que você esteja fazendo uma saia, do tamanho 42 e já conferiu as modificações de medidas que foram necessárias no molde básico: cintura, quadril, comprimento da saia. Então, imagine que você queira fazer a saia com pala e prega, que está no Livro.

Você vai trabalhar com o Molde 42 e a Escala 42: Com o molde traçado e conferido (Molde Ideal), inicia-se as modificações que o modelo da saia pede: riscar a pala, aprofundar a pinça, dar mais roda na saia. As letras indicadas no desenho são cotas, marcadas com a escala. 

Os desenhos dos traçados que estão no livro são as técnicas básicas para a modelagem do vestuário. São como receitas de bolo. Você segue como manda fazer e vai ficar igualzinho ao que está no livro. Nos desenhos, o que está em cinza é o que era o molde básico e, na linha grossa o novo molde do modelo. Agora, se você quiser fazer esta saia tamanho 36, vai acontecer a mesma coisa: você vai usar o molde básico tamanho 36 e a Escala 36. E a saia vai ficar igualzinha à 42, só que no tamanho 36! 

Outra informação: quando o desenho pedir, por exemplo, EC, você marca o tamanho do E (que está marcado em cinza) e marca o C (que está marcado em branco). Você pula o D, porque ele não foi pedido. É a mesma coisa de régua só que sem números e sim com letras.

Direitos Autorais

Todos os nossos produtos tem os Direitos Autorais garantidos pela lei e cópias são proibidas.

Como comprar os produtos do Corte Centesimal?

  • Compre nossos produtos na nossa loja virtual em www.centesimal.com.br, onde você poderá comprar em até 3 vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.
  • Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário. Para isso, entre em contato com nosso atendimento.
  • Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponíveis aqui no site e também no nosso blog Modelagem do Vestuário

 

Você Sabia?

O Corte Centesimal tem uma rede de professoras em várias regiões brasileiras.

 

 

Fale Direto

Confira os canais para a comunicação direta com o Corte Centesimal.
Clique para entrar em Fale direto.

Topo